Márcio França sugere renúncia de Tarcísio por apoio a Trump após tarifa de 50%

Márcio França, ministro dos Portos e Aeroportos (Secom)

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, afirmou nesta quinta-feira (10) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deveria renunciar ao cargo por apoiar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

“Quando os orientais cometiam um erro muito grande e eram homens dignos, eles tinham um ritual. Faziam haraquiri. […] Lógico que hoje em dia não é mais isso que você exige das pessoas. Basta que você renuncie às suas funções”, declarou o ministro em um vídeo nas redes sociais.

Leia também

Lula diz a Tarcísio para ‘não tentar esconder chapeuzinho do Trump’ após tarifaço

Lula lembrou que Tarcísio publicou vídeo usando boné com o slogan trumpista “Make America Great Again”

Trump pode dar fôlego a Lula, como já fez com Trudeau e Sheinbaum?

Conflito com Trump reabre caminho para Lula reativar discurso nacionalista e popular, dizem especialistas; caso mexicano é o mais próximo do cenário brasileiro

França, que foi governador de São Paulo e integra a base do governo Lula, ainda sugeriu que o vice-governador Felício Ramuth (PSD) assuma o comando do Estado. “O vice é um homem equilibrado e ponderado. Seria um bom momento para São Paulo refletir”, afirmou.

Embate entre Lula e Tarcísio

A crítica de Márcio França ocorre em meio à escalada diplomática entre Brasil e EUA, após Trump anunciar a aplicação de sobretaxa de 50% sobre todos os produtos brasileiros, com entrada em vigor prevista para 1º de agosto.

Tarcísio, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e cotado para disputar o Planalto em 2026, tem endossado publicamente o republicano norte-americano.

Na segunda-feira (7), o governador paulista compartilhou nas redes sociais a publicação de Trump em que o ex-presidente dos EUA afirma que Bolsonaro é alvo de uma “caça às bruxas” no Brasil e pede que o processo contra ele seja encerrado.

O gesto foi interpretado por integrantes do governo Lula como um sinal de alinhamento de Tarcísio com a política externa de Trump, justamente no momento em que a medida tarifária ameaça exportações industriais de São Paulo, estado mais impactado pela nova taxação, especialmente em setores como o aeronáutico e o de autopeças.

França afirmou que o governador “prejudica diretamente a economia paulista” ao associar-se a Trump, mesmo após a imposição da tarifa. “Não se trata de ideologia, mas de pragmatismo. Se você apoia alguém que causa prejuízo direto ao seu povo, precisa assumir a responsabilidade”, disse.

The post Márcio França sugere renúncia de Tarcísio por apoio a Trump após tarifa de 50% appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *